Sobre a Revista

A Revista Tapuia se pretende uma publicação voltada aos estudos libertários; filosofias para além do modelo ocidental e o pensamento anti-sistêmico. Trata-se, antes de tudo, de uma produção transdisciplinar, que reúne pesquisadores de diversas áreas, e que pretende romper com os modelos engessados das disciplinas acadêmicas, envolvendo e dialogando arte, política, literatura, filosofia e reflexões sobre a linguagem; movimentos sociais e a atualidade. Aceitamos trabalhos que dialoguem com os seguintes temas: organizações horizontais; filosofia política anarquista; materialismo linguistico; pensamento decolonial; construtivismo em suas múltiplas formas; estruturalismo e pós-estruturalismo. O requisito mais fundamental é que os autores prezem por uma atitude filosófico-política de enfrentamento nas questões atuais, no campo da ética e da ação-reflexão política. Recebemos artigos em fluxo contínuo.

Anúncios

PRORROGAÇÃO - dossiê Violências e Autodefesas

2025-05-15

Prorrogado o prazo de submissões para o dossiê Violências e Autodefesas da revista Tapuia.
Prazo prorrogado para envio de submissões: até 01/08/2025

Todas as submissões devem ser feitas pelo site da revista. Os artigos devem seguir os critérios de formatação disponíveis na aba "Submissões" no site: https://revistatapuia.com.br/ojs/index.php/revista/about/submissions

Vivemos em um mundo perpassado por várias violências: coloniais; raciais; das relações ambientais extrativistas; das relações exploratórias de trabalho; das relações de dominação e imposição de gênero. Tais violências se interseccionam e se sobrepõem inegavelmente constituindo as nossas subjetividades. Elas também possuem múltiplas dimensões, desde a violência física e direta, talvez mais óbvia, até violências econômicas; simbólicas; psicológicas; epistêmicas e gramaticais. Mas, afinal, em que consistem tais violências? Quais suas condições de possibilidade ou seus fundamentos ontológicos? As diversas violências seriam dimensões irredutíveis das relações sociais; semânticas e, portanto, existenciais? Ou seriam próprias de um modo de vida particular e historicamente situado, que também poderia, assim, cessar? Talvez trate-se de perguntar ainda antes: o que é visto e, portanto, significado como violência e o que pode ser considerado como direito de defesa? Quais as relações entre racismo de estado e monopólio da violência legítima? Quais autodefesas são possíveis, se são possíveis, para os corpos destituídos de direitos? O próximo número da Revista Tapuia é um convite para nos debruçarmos sobre estas e outras questões envolvidas nas complexas relações entre violência e autodefesa. Esperamos receber artigos; resenhas; ensaios e traduções que possam contribuir para estas reflexões no âmbito da literatura; da história; da filosofia; das artes e das ciências sociais em geral.

No primeiro semestre de 2025, será publicado o primeiro número do dossiê Violências e Autodefesas. O prazo prorrogado se refere a submissões que serão avaliadas para o segundo número desse mesmo dossiê, a ser publicado no segundo semestre do mesmo ano.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por e-mail revistatapuia@gmail.com

Saiba mais sobre PRORROGAÇÃO - dossiê Violências e Autodefesas

Edição Atual

v. 2 n. 4 (2024): COSMOLOGIAS DO MÚLTIPLO E FORMAS DE VIDA ANTICOLONIAIS
					Visualizar v. 2 n. 4 (2024): COSMOLOGIAS DO MÚLTIPLO E FORMAS DE VIDA ANTICOLONIAIS
Publicado: 2024-12-11

Edição completa

Traduções

Ver Todas as Edições