Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página sobre a Revista Tapuia?
  • Não aceitaremos nenhuma forma de plágio e os autores devem estar de acordo com as orientações sobre direitos autorais informadas pela revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS EDITORIAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA TAPUIA

A revista Tapuia recebe artigos em fluxo contínuo.

 

SOBRE A FORMATAÇÃO

A formatação das submissões deve seguir o modelo do seguinte documento: Template Revista Tapuia. Esse documento deve ser baixado pelos autores e usado como modelo para a formatação. Os autores não devem pedir acesso para editar o documento, mas sim fazer o download em Word. Segue o passo-a-passo: 1) Clicar no link do Template; 2) Clicar em "Arquivo", no canto superior esquerdo da página; 3) Clicar em "Fazer download"; 4) Escolher a opção "Microsoft Word (.docx)" ou "Formato Rich Text (.rtf)"; 5) Abrir o documento em seu computador e usá-lo como modelo para formatar o seu artigo.

Caso opte por não usar o modelo de Template, as informações sobre a formatação podem ser encontradas abaixo.

Layout de página: A4;

Fonte: Times New Roman; Tamanho: 12; 

Espaço: 1,5; 

Margens: superior e esquerda: 3 cm; direita, e inferior: 2 cm; 

Alinhamento: justificado; 

Recuo na primeira linha do parágrafo: 1,25cm (evitar tabulação);

Títulos de seções: Utiliza-se 01 (um) espaço de 1,5cm entre o título do tópico e o texto.

Entre o texto do tópico anterior e o título do subsequente, usar também 01 (um) espaço de 1,5cm.

Entretanto, não usar espaçamento entre parágrafos NO CORPO DO TEXTO.

Citações curtas (menores que 3 linhas) entre aspas ("...")

Citações maiores que 3 linhas: colocar em parágrafo justificado e iniciando com recuo à esquerda de 4cm, tamanho da fonte 10, espaçamento simples (1cm). Sem aspas.

As referências mencionadas no texto devem ser colocadas no corpo do artigo no padrão: (Autor, data, p. xx). Em caso de múltiplas referências de uma mesma autoria, não recomendamos o uso dos termos Ibid. Ibidem.

Formato do arquivo: DOC ou DOCX ou ODT

Palavras em língua estrangeira deverão ser marcadas em itálico.

O negrito não deve ser utilizado no corpo do texto. Negrito deve ser usado apenas para títulos e subtítulos.

Aspas devem ser usadas somente para citações diretas menores de 3 linhas. Em demais casos, recomendamos usar itálico.

Artigos: entre 8 e 50 páginas.

Ensaios: entre 6 e 20 páginas. Não incluir resumo.

Resenhas: entre 3 e 15 páginas.

Entrevista: máximo de 25 páginas.

 

SOBRE A ORGANIZAÇÃO DOS ARTIGOS

Deve seguir o padrão informado abaixo.

1) TÍTULO

Fonte Times New Roman, tamanho 18, em negrito. Deve ser claro e conciso, com letras maiúsculas (todo em caixa alta), centralizado no alto da página, com no máximo 180 caracteres, e espaço simples. O título deve ser apresentado também em inglês, espanhol ou francês logo abaixo do título em fonte Times New Roman, tamanho 12. O subtítulo deve estar abaixo do título, sem negrito, em caixa alta.

2) CREDENCIAIS DO(S) AUTOR(ES) EM NOTA DE RODAPÉ

Serão colocadas em nota e seguirão a seguinte ordem: breve apresentação, seguida de instituição de vínculo e e-mail para contato. Essas informações deverão ser inseridas somente após o aceite da submissão.

3) RESUMOS E PALAVRAS-CHAVES

Entre 150 e 350 palavras, digitadas em espaço simples e em parágrafo único. Deve apresentar introdução, objetivos do estudo ou pesquisa, seus procedimentos básicos, metodologia, as principais descobertas ou resultados e as conclusões.

Abaixo do resumo põem-se as palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco) que devem identificar o objetivo do texto (separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto). As iniciais de cada palavra devem estar em letra maiúscula.

Deverão ser apresentadas abaixo do resumo (em espaço simples), antecedidas da expressão Palavras-chave em negrito, separadas entre si por ponto e vírgulas e finalizadas por ponto.

Abaixo do resumo, é necessário uma versão em inglês, espanhol ou francês do resumo e das palavras-chaves, que deve seguir o mesmo padrão das orientações anteriores.

4) CORPO DO TEXTO

Pode ser dividido em subitens, de acordo com a vontade das pessoas autoras. Os títulos dos subitens devem seguir o seguinte padrão: Primeira letra da frase em maiúscula

Os títulos do subitens devem estar em negrito, fonte 12, Times New Roman; espaçamento entre linhas simples.

Devem ser colocados dois (2) espaços de 1,5cm entre o subtítulo de uma seção e o parágrafo anterior e um (1) espaço de 1,5cm entre o subtítulo e o reeinício do texto.

5) NOTAS DE RODAPÉ

Notas de rodapé devem ser utilizadas somente em casos necessários e conter, no máximo, 3 linhas. As notas de rodapé seguem o padrão: Times New Roman, fonte 10, espaçamento simples, texto com alinhamento justificado.

6) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AO FINAL DO ARTIGO

Ao final do artigo, devem aparecer todas as bibliografias contidas, citadas ou mencionadas no artigo, seguindo a ordem alfabética do sobrenome dos autores. De acordo com o seguinte padrão:

  • Livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Primeiro nome. Título da Obra. Tradução: Nome do Tradutor. Cidade: editora, data.

  • Artigo:

SOBRENOME DO AUTOR, Primeiro nome. Titulo do Artigo. Em: Título da Revista, v. X, n. X, p. x-x, data.

  • Capítulo de livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Primeiro nome. Titulo do Capítulo. Em: SOBRENOME DO AUTOR, Nome (org.). Título da Obra. Tradução: Nome do Tradutor. Cidade: editora, data da edição, p. x-y.

  • Referências on-line:

Seguem o mesmo padrão acima seguidas de: Disponível em: www.endereçoonlinedapublicação.com. Acesso em: xx/xx/xxxx.

É possível colocar, nas referências e citações, a designação et al. para abreviação dos autores, quando estes forem mais do que dois.

  • Em caso de coincidência no ano da publicação de várias obras de um mesmo autor, as datas deverão ser organizadas utilizando-se letras minúsculas ao lado do ano de publicação.

 

Qualquer dúvida sobre a formatação dos artigos deve ser encaminhada aos editores antes da submissão dos artigos, pelo e-mail revistatapuia@gmail.com.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.