UNIVERSALISMO DECOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/2128853.2.4-9Palavras-chave:
universalismo; colonialismo; filosofia decolonial.Resumo
É o universalismo um conceito unívoco, sempre fator de submissão e dominação do múltiplo pelo um? Ou é um conceito plurívoco, cuja polissemia deve ser destrinchada em favor da libertação das unidades recalcadas? Tem como a filosofia não aspirar à universalidade? Não seria o combate ao pseudo-universalismo eurocêntrico a reclamação velada de um genuíno universalismo que congregue a unidade da espécie humana (e do ser vivo e do ente terráqueo e cósmico) na superação das clivagens dicotômicas e excludentes?
Referências
ANTIFONTE. Testemunhos/ Fragmentos/ Discursos. Tradução: Luís Felipe Bellintani Ribeiro. São Paulo: Loyola, 2008.
ARISTÓTELES. Metafísica. Ed, Trilíngue por V.G. Yebra. Madrid: Gredos, 1970.
DIESL-KRANZ. Die Fragmente der Vorsokratiker. Zürich: Weidemannsche Verlagsbuchhandlung, 2004. 3 v.
IRIGARAY, Luce. “A questão do outro”. Tradução: Tania Navarro Swain. Em: Labrys, Estudos feministas, n° 1-2, 2002, p. 2-12.
MACHADO DE ASSIS. Quincas Borba. Editora de B.L. Garnier, 1891.
MOURA, Daniel Arruda. Filosofias incorporadas: encantamentos e saberes contracoloniais. Monografia, UFF, 2023.
NIETZSCHE, F.W. Assim falou Zaratustra. Tradução: Mário da Silva. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1987.
PRÉ-SOCRÁTICOS. Fragmentos, doxografia e comentários. Seleção de textos e supervisão do Prof. José Cavalcante de Souza. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
SAGAN, Carl. Cosmos. Tradução: Angela do Nascimento Machado. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
SODRÉ, Muniz. Pensar nagô. Petrópolis: Vozes, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luís Felipe Bellintani Ribeiro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Licença e Copyright
Licença
Os trabalhos publicados estão sob uma licença: [CC.BY-NC.ND] da Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação (Sem alterar, fundamentalmente, o conteúdo do texto).
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.