“VAI BUSCAR QUEM MORA LONGE”
“SONHO MEU” OU “TAMBOR” OU LÁ AONDE A FLECHA APONTA
DOI:
https://doi.org/10.29327/2128853.2.4-2Palavras-chave:
Fundanga, Encruzilhada, EncantamentoResumo
Sempre quis ser escritor. Escrever é o que me motiva e me encanta, desde garoto. Escrevo porque sou encantado pelas palavras que leio e finjo sempre acreditar que só sou capaz de corresponder ao encanto na escrita, seja em um texto acadêmico, seja em uma demonstração pública de afeto, como essa que faço aqui, seja em uma letra de música, o que hoje em dia Luiz Antonio Simas me fez acreditar que sou capaz[1]. E talvez este texto quisesse ser isso tudo: artigo, carta de amor, música... Enfim, um sonho.
[1] Refiro-me aqui ao projeto Fundanga, no momento da escrita do texto ainda desnorteado e sem proposta concreta, mas que, entre 2023 e 2024 acabou formando o EP Fundanga, com melodias de Simas e letras minhas e com cantores convidados para interpretarem as canções. Disponível em: Spotify®: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/75Btx1eRntgTreYhehqyNK?si=8PxLND21QdyaLbg-58To1g; no Youtube®: https://www.youtube.com/@Fundanga. Acesso em: 16 nov. 2024.
Referências
BERGSON, Henri. A evolução criadora. Tradução: Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Capitalismo e esquizofrenia 2. Volume 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
_________________________________. Mil Platôs – Capitalismo e esquizofrenia 2. Volume 4. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DIÔGENES, Laêrtios. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Tradução: Mário da Gama Kury. Brasília: Editora da UnB, 1997.
HADDOCK-LOBO, Rafael. Os fantasmas da colônia. Rio de Janeiro: Ape Ku, 2020.
HADDOCK-LOBO, Rafael. Abre-caminho: assentamentos de metodologia cruzada. Rio de Janeiro: Ape'Ku, 2022a.
HADDOCK-LOBO, Rafael. A epistemologira Dos Santos. Em: Ensaios Filosóficos, v. XXVI, p. 7-16, dez. /2022b.
ROSA, João Guimarães. Ficção Completa em dois volumes. Volume 1. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994.
SANTOS, Maria Moura; SANTOS, Marcos Andrade de Souza. A mística dos encantados. Trairi, CE: Edições e publicações, 2020.
SANTOS, Marcos Andrade de Souza. Os encantos de Maria Toinha. No prelo.
SERRES, Michel. Atlas. Tradução: João Paz. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
SIMAS, Luiz Antonio; HADDOCK-LOBO, Rafael. No dia que eu batizei. Intérprete: Fabiana Cozza. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/2XcPTVrPF7ylk4GkpDyB1p?si=6039964e45234725. Acesso em: 18 nov. 2024.
___________. Sete no xote. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/5tlvsns9yrqHPDM39HeNpg?si=7d141db78de14dbe. Acesso em: 18 nov. 2024b.
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes - Resistir à barbárie que se aproxima. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
TADEU, Tomaz (org. e trad.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
YEMONJÁ. Mãe Beata de. Caroço de dendê. A sabedoria dos terreiros. Rio de Janeiro: Pallas, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Haddock-Lobo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Licença e Copyright
Licença
Os trabalhos publicados estão sob uma licença: [CC.BY-NC.ND] da Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação (Sem alterar, fundamentalmente, o conteúdo do texto).
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.