CORPOS SINTONIZADOS
HECCEIDADE E DEVIR EM UM CONTO DE GUIMARÃES ROSA
DOI:
https://doi.org/10.29327/2128853.2.4-6Palavras-chave:
Deleuze; Guimarães Rosa; Devir; Hecceidade.Resumo
Novas transformações nas relações do humano com a Terra exigem, com uma certa urgência, novos modos de pensar o corpo e suas composições. O presente trabalho visa analisar e discorrer a respeito do conceito de hecceidade, tal como desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari em Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia 2. Esse conceito tenta dar conta do problema da individuação de um corpo e seus processos. Assim, abre-se um modo inteiramente novo de pensar a relação humano-natureza, sem que isso necessariamente implique reduzir as diferenças ao esquema do mesmo, ou seja, sem o extermínio do outro. Para exemplificar essa questão, foi analisada a estória de Guimarães Rosa intitulada O burrinho pedrês da obra Sagarana, a fim de pontuar um novo modo de pensar a questão do corpo e deixar claro que aprender a se dirigir ao outro não é o que resulta de uma compreensão, mas sim condição de toda e qualquer compreensão real.
Referências
BERGSON, Henri. A evolução criadora. Tradução: Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Capitalismo e esquizofrenia 2. Volume 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
_________________________________. Mil Platôs – Capitalismo e esquizofrenia 2. Volume 4. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DIÔGENES, Laêrtios. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Tradução: Mário da Gama Kury. Brasília: Editora da UnB, 1997.
ROSA, João Guimarães . Ficção Completa em dois volumes. Volume 1. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994.
SERRES, Michel. Atlas. Tradução: João Paz. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes - Resistir à barbárie que se aproxima. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
TADEU, Tomaz (org. e trad.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodrigo de Menezes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Licença e Copyright
Licença
Os trabalhos publicados estão sob uma licença: [CC.BY-NC.ND] da Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação (Sem alterar, fundamentalmente, o conteúdo do texto).
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.