POVOS "SEM DEUS, SEM REI, SEM LEI"
ANTROPOLOGIA LIBERTÁRIA E ANARQUIAS EMPÍRICAS
Palavras-chave:
anarquia, AnarquismoResumo
Essas breves linhas traduzem para o português parte da magnífica obra dos escritores e pesquisadores Gaya Makaran e Cassio Brancaleone. O livro Alebrijes anárquicos: Anarquia, praxis anticolonial e autonomia na América Latina constitui um importante registro de como a antropologia desenvolveu enfoques que colocam em questão o etnocentrismo e o racismo científico que sempre subescreveram as relações de poder no interior dos Estado-nação. Os autores propõem no seu primeiro capítulo uma profunda reflexão sobre os laços e afinidades entre a teoria anarquista e as profícuas contribuições da antropologia libertária ao analisar e caracterizar as experiências comunalistas das chamadas sociedades sem Estado implementadas pelos povos indígenas.
Referências
MAKARAN Gaya, BRANCALEONE Cassio , Alebrijes anárquicos: Anarquía, praxis anticolonial e autonomia em América Latina; Chapecó: Ed UFFS; México: Bajo Tierra; Santiago de Chile: Editorial Eleuterio, 2024
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Wellington Luiz Federico (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Licença e Copyright
Licença
Os trabalhos publicados estão sob uma licença: [CC.BY-NC.ND] da Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação (Sem alterar, fundamentalmente, o conteúdo do texto).
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.