Uma filosofia por vir
Palavras-chave:
mundo, humano, filosofia, contingência , violênciaResumo
Este artigo é a tentativa de conversão de uma apresentação, que foi feita para ser falada, em um texto feito para ser escrito. Entre os diversos objetivos dessa exposição, o principal deles consiste em enunciar um novo cenário para o ofício filosófico e suas filosofias correspondentes, desacorrentando-se de certas tendências petrificadas e engessadas da produção filosófica, de tal modo que seja provocada uma demolição em determinadas estruturas enrijecidas. Os procedimentos analíticos empregados procedem por meio de um recolocar da questão: qual a significação do Mundo, do Humano e da Filosofia, sob a perspectiva da Contingência e da Violência e, sobretudo, de que modo essas questões estão relacionadas. O que concluí decorre de alguns fatos: que precisamos destruir um certo mundo, pulverizar o modelo do humano e proliferar maneiras distintas do filosofar. Haverá pequenas diferenças entre minha apresentação oral e minha exposição escrita, resultantes de algumas amputações no texto, ao mesmo tempo em que também houveram certos acréscimos inéditos.
Referências
ARTAUD, Antonin. Para acabar com o juízo de Deus. Tradução: Olivier Dravet Xavier. 1ª ed. Minas Gerais, Moinhos, 2020.
BLANCHOT, Maurice. O Livro Por Vir. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins fontes, 2018.
DELEUZE, Gilles. O que é a filosofia. Tradução: Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 2016.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Tradução: Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2015.
HUME, David. Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Tradução: José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: UNESP, 2004.
HUME, David. Tratado da natureza humana. Tradução: Déborah Danowski. São Paulo: UNESP, 2009.
MEILLASSOUX, Quentin. Iteração, reiteração, repetição – Uma análise especulativa do signo desprovido de sentido. Em: Eco-Pós. n. 2, vol. 21, 2018, pp. 12-93.
NEGARESTANI, Reza. O trabalho do inumano. Tradução: Jean-Pierre Caron. 1ª ed. São Paulo, Zazie edições, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 josé nicomedes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Licença e Copyright
Licença
Os trabalhos publicados estão sob uma licença: [CC.BY-NC.ND] da Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação (Sem alterar, fundamentalmente, o conteúdo do texto).
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.