Uma filosofia por vir

Autores

  • José Nicomedes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

mundo, humano, filosofia, contingência , violência

Resumo

Este artigo é a tentativa de conversão de uma apresentação, que foi feita para ser falada, em um texto feito para ser escrito. Entre os diversos objetivos dessa exposição, o principal deles consiste em enunciar um novo cenário para o ofício filosófico e suas filosofias correspondentes, desacorrentando-se de certas tendências petrificadas e engessadas da produção filosófica, de tal modo que seja provocada uma demolição em determinadas estruturas enrijecidas. Os procedimentos analíticos empregados procedem por meio de um recolocar da questão: qual a significação do Mundo, do Humano e da Filosofia, sob a perspectiva da Contingência e da Violência e, sobretudo, de que modo essas questões estão relacionadas. O que concluí decorre de alguns fatos: que precisamos destruir um certo mundo, pulverizar o modelo do humano e proliferar maneiras distintas do filosofar. Haverá pequenas diferenças entre minha apresentação oral e minha exposição escrita, resultantes de algumas amputações no texto, ao mesmo tempo em que também houveram certos acréscimos inéditos. 

Referências

ARTAUD, Antonin. Para acabar com o juízo de Deus. Tradução: Olivier Dravet Xavier. 1ª ed. Minas Gerais, Moinhos, 2020.

BLANCHOT, Maurice. O Livro Por Vir. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins fontes, 2018.

DELEUZE, Gilles. O que é a filosofia. Tradução: Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 2016.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Tradução: Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2015.

HUME, David. Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Tradução: José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: UNESP, 2004.

HUME, David. Tratado da natureza humana. Tradução: Déborah Danowski. São Paulo: UNESP, 2009.

MEILLASSOUX, Quentin. Iteração, reiteração, repetição – Uma análise especulativa do signo desprovido de sentido. Em: Eco-Pós. n. 2, vol. 21, 2018, pp. 12-93.

NEGARESTANI, Reza. O trabalho do inumano. Tradução: Jean-Pierre Caron. 1ª ed. São Paulo, Zazie edições, 2020.

Downloads

Publicado

2025-07-31