Quem é o homem do Antropoceno?
DOI:
https://doi.org/10.29327/2128853.1.1-4Palavras-chave:
Antropoceno, Capitalismo, Povos origináriosResumo
O Antropoceno denomina uma nova era geológica em que o homem interfere diretamente na estrutura da Terra, levando ao extremo o projeto moderno de domínio da Natureza. A datação do princípio dessa nova era não é precisa, mas é certo que o capitalismo a financia virulentamente. Cabe perguntarmos quem é o homem típico do Antropoceno, pois não está decidido que haja uma forma só de exercer a humanidade, nem tampouco um mundo só.
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. Vinzenzo Cocco. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
BOGALHEIRO, Manuel. Da terraformação ao imaginário político da planetariedade (p.18-35) in: TORRES e PENTEADO (orgas.) Literatura e arte no Antropoceno. Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2021
CLASTRES, P. A Sociedade contra o Estado. Trad. Theo Santiago. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
__________. Arqueologia da Violência. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
CRUTZEN, Paul. Geology of mankind. In: Nature, v.415, 2002.
HARAWAY, Donna. Anthropocene, Capitalocene, Plantationocene, Chthulucene: Making kin. Environmental Humanities. v.6, p.159-165, 2015.
HEIDEGGER. A questão da técnica in: Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2002.
__________. Sobre o humanismo. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.
___________. Introdução à Metafísica. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.
HOBBES, Thomas. Trad. Gabriel Lima Marques e Renan Marques Birro. O Leviatã. Petrópolis: Vozes, 2020.
KOPENAWA, Davi e ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um Xamã Yanomami. Trad. Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
____________. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MOORE, Jason (org.) Anthropocene or Capitalocene. Nature, History and the Crisis of Capitalism. Oakland: PM Press, 2016.
PLATÃO. O Político. Trad. Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1972.
________. A República. Bilíngue. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: UFPA, 2016.
SOFOCLES. Antígona. Tradução Millôr Fernandes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
STENGERS, Isabelle. In: Catastrophic Times: Resisting the Coming Barbarism. Trans. Andrew Goffey. Open Humanities Press; Meson Press, 2015.
________________. A proposição cosmopolítica. Trad. Raquel Camargo e Stelio Marras. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n 69, p. 442-464, 2018.
TORRES e PENTEADO (orgas.) Literatura e arte no Antropoceno. Conceitos e representações. Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2021.
TORRES, Sônia. Flashback do período penumbral. (p. 36-51). in: TORRES e PENTEADO (orgas.) Literatura e arte no Antropoceno. Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2021.
VIVEIROS DE CASTRO, E; DANOWSKI, D. Há mundo por vir? Ensaios sobre os medos e os fins. Florianópolis: Desterro, Cultura e Barbárie/Instituto Socioambiental, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Izabela Bocayuva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Licença e Copyright
Licença
Os trabalhos publicados estão sob uma licença: [CC.BY-NC.ND] da Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação (Sem alterar, fundamentalmente, o conteúdo do texto).
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.