ANARQUIA CONTEMPORÂNEA E CULTURA LIBERTÁRIA:

A ANTIPOLÍTICA DOS ANARQUISTAS

Autores

  • Acácio Augusto UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.29327/2128853.1.1-2

Palavras-chave:

anarquia, antipolítica, cultura libertária

Resumo

Este breve ensaio propõe uma via analítica a partir da revolta e da noção de cultura libertária. Com isso, sugere uma leitura da anarquia hoje liberada das formas humanistas e teleológicos da política moderna afirmando uma antipolítica.

Biografia do Autor

Acácio Augusto, UNIFESP

Professor no Departamento de Relações Internacionais da UNIFESP, onde coordena do LASInTec (Laboratório de Análise em Segurança Interacional de Tecnologias de Monitoramento), pesquisador no Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária da PUC-SP) e professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES.

Referências

AUGUSTO, Acácio. Política e antipolítica: anarquia contemporânea, revolta e cultura libertária. São Paulo, PEPG em Ciências Sociais da PUC-SP, 2013.

CAMUS, Albert. O homem revoltado. Tradução de Valerie Rumjanek. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2003.

DELEUZE, Gilles. Um manifesto de menos. In: Sobre o teatro: um manifesto de menos/O esgotado. Tradução de Fátima Saadi, Ovídio de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e história. In: Microfísica do poder. Tradução e Organização de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel Foucault. A governamentalidade. In Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2002.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. A coragem de verdade. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

PASSETI, Edson. Anarquismos e sociedade de controle. São Paulo: Cortez. 2003.

Downloads

Publicado

2022-12-08