ANARQUIA CONTEMPORÂNEA E CULTURA LIBERTÁRIA:
A ANTIPOLÍTICA DOS ANARQUISTAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/2128853.1.1-2Palavras-chave:
anarquia, antipolítica, cultura libertáriaResumo
Este breve ensaio propõe uma via analítica a partir da revolta e da noção de cultura libertária. Com isso, sugere uma leitura da anarquia hoje liberada das formas humanistas e teleológicos da política moderna afirmando uma antipolítica.
Referências
AUGUSTO, Acácio. Política e antipolítica: anarquia contemporânea, revolta e cultura libertária. São Paulo, PEPG em Ciências Sociais da PUC-SP, 2013.
CAMUS, Albert. O homem revoltado. Tradução de Valerie Rumjanek. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2003.
DELEUZE, Gilles. Um manifesto de menos. In: Sobre o teatro: um manifesto de menos/O esgotado. Tradução de Fátima Saadi, Ovídio de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e história. In: Microfísica do poder. Tradução e Organização de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel Foucault. A governamentalidade. In Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2002.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. A coragem de verdade. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
PASSETI, Edson. Anarquismos e sociedade de controle. São Paulo: Cortez. 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Acácio Augusto (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Licença e Copyright
Licença
Os trabalhos publicados estão sob uma licença: [CC.BY-NC.ND] da Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação (Sem alterar, fundamentalmente, o conteúdo do texto).
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.