HACKER ATIVISMO E LUTA ANTICOLONIAL
Tradução dos Comunicados do Coletivo Guacamaya
DOI:
https://doi.org/10.29327/2128853.1.1-1Palavras-chave:
guacamaya, povos originários, filosofia polícia, hacktivismo, naturezaResumo
Um novo grupo de hackers chamado Guacamaya chamou atenção mundial em 2022 ao reivindicar ataques cibernéticos aos sistemas de governo, empresas e militares de vários países da América Latina, inclusive o Brasil. O grupo já divulgou mais de 20 terabytes de informações secretas dessas entidades de governo. Na internet, os vazamentos ficaram mundialmente conhecidos como os #GuacamayaLeaks. Com este texto, buscamos explicar brevemente esses acontecimentos e trazer traduzidos os quatro comunicados, bem como um poema, lançados pelo grupo até então.
Referências
Coletivo Guacamaya
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Erick Rosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Licença e Copyright
Licença
Os trabalhos publicados estão sob uma licença: [CC.BY-NC.ND] da Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação (Sem alterar, fundamentalmente, o conteúdo do texto).
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.